Dicas de Segurança
O MOMENTO DA BOBEIRA
Parece incrível, mas é verídico: boa parte dos acidentes de moto acontecem a menos de 10 minutos de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações na pilotagem. Em parte, isso se explica pela excitação no momento da partida ou um certo relaxamento já próximo ao destino. Portanto, dentro de um território conhecido.

Uma das melhores maneiras de se concentrar é estar plenamente ciente de que a viagem realmente já começou. Mesmo que as ruas e avenidas ainda lhe sejam familiares, imagine-as como se fossem de uma localidade distante observando toda a movimentação à sua volta constantemente. Dê atenção especial aos cruzamentos e semáforos.


Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução devem ser esquecidos durante a pilotagem. ”Desligue-se" desses pensamentos, concentre-se no caminho que terá pela frente. Aproveite que você está fazendo o que gosta e esqueça dos problemas.


Se for necessário, leve mapas ou cópias de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure decora-los. Mas se precisar consulta-los durante a viagem, lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, postos de gasolina ou da polícia rodoviária são locais apropriados para essas paradas e os funcionários poderão ajudar com informações.


Nos primeiros quilômetros, procure sentir as reações da moto em frenagens, curvas, acelerações, verificando se tudo funciona corretamente. Confira se a bagagem está bem acomodada e segura. Se alguma anormalidade for notada, corrija antes de iniciar realmente a viagem. Não se arrisque a problemas na estrada.


As massas utilizadas nas extremidades do guidão, servem para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações e vibrações do guidão, beneficiando inclusive a maneabilidade da motocicleta.


A velocidade de cruzeiro ideal de uma motocicleta é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima.


Motos esportivas foram feitas para andar rápido e é assim que os motoristas da estrada esperam que você reaja. Então não ande em velocidade muito baixa, caso contrário terá muitos sustos e surpresas com os carros. mas também não exagere, mantenha a velocidade compatível com seu conhecimento e experiência, procurando manter total segurança. Segurança sempre em primeiro lugar.


Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a visão dos outros veículos. Se for andar muito rápido, ligue o farol alto. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso ajudará os outros veículos a lhe notar no trânsito, aumentando a sua segurança.


Início da chuva é uma das horas de maior acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com resíduos de óleo e poeira forma-se uma " borra" muito escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só com o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio.


Em caso de pista molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nestas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.


Na chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto.


Na chuva, cuidado com poças de água. Podem esconder buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.


Quando o trânsito estiver parado, preste atenção nos pedestres que atravessam a pista fora da faixa de segurança.


Cuidado com a sujeira que se forma na margem da estrada. Pode-se escorregar ou levar pedrada de um veículo à sua frente que passa em cima da sujeira. Mantenha distância deles se estiver próximo à margem.


Em congestionamento, é essencial para sua segurança manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo a 20 Km/h, pois com esta velocidade é possível ter reflexos mais rápidos para quaisquer imprevisto que possam surgir. No trânsito sobrecarregado redobre a atenção e diminua a velocidade, pois os automóveis podem mudar de faixa sem prévia sinalização.


A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo sua postura e memorizando o trajeto a seguir.


Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já sabe pilotar muito bem. Um pouco de medo sempre ajuda muito.


Sempre permaneça em local visível aos motoristas. Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do automóvel a sua frente é ideal.


Ao trafegar por vias onde os veículos estão estacionados ou ônibus parados no ponto, diminua a velocidade prestando muita atenção pois pedestres podem aparecer inesperadamente para atravessar a rua.


Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo se você estiver 101% com a razão. Já aconteceu de amigos pararem o outro veículo para reclamar da forma de dirigir perigosa do motorista e ele saiu do carro com arma na mão.


O capacete é um equipamento necessário e muito importante para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. E capacete aberto é só pra praia, andando a menos de 60 km/h.


A motocicleta sempre deve estar em boas condições para trafegar, para sua própria segurança: parte elétrica, mecânica e PNEUS sempre em ordem. Faça uma inspeção periódica toda vez que for sair com sua motocicleta (óleo, calibragem, lubrificação da corrente, etc.


Quando for sair de moto tenha responsabilidade e se for levar alguém em sua garupa tenha o dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está em suas mãos !


Ao se deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas) em alta velocidade, procure frear até próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios soltos, deixando para frear após o obstáculo. O impacto do obstáculo com as rodas presas é maior.


Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma leve buzinadinha.


Quando cruzar com outros grupos ou colegas de estrada, cumprimente !

BOA VIAGEM !

Julie

Fonte: Site Moto Esporte

 

VIAJANDO EM GRUPO

LÍDER DO PERCURSO ( GUIA )

Guia: Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos.

Critérios de escolha do Guia: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente.

Atribuições do Guia: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.

FERROLHO

Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos.

Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente.

Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo

A FORMAÇÃO DO GRUPO

A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Acredita-se que esse modo de pilotagem tem duas grandes vantagens:

- Permite a todos, quando necessário, a realização de frenagem, sem comprometer os companheiros;

- Não prejudica a ampla visão que o motociclista deve ter da estrada.

Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.

As paradas para abastecimento e outras eventuais paradas, será sempre em postos situados do lado direito da pista. Evitando, assim, cruzamentos perigosos.

Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto, facilite sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

O MOTOCOCLISTA NEÓFITO

O motociclista neófito (ou aquele que estiver em observação) viajará sempre no final do grupo, entre dois motociclistas experientes. Os motociclistas escolhidos para essa missão farão a ele um relato acerca das condições da estrada, mostrarão ao novato a posição dele na viagem e ensinarão a ele os sinais caracterizadores de perigo:


A faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com micro esferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio.

Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite, pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista, portanto cautela!

Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

Buraco como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

 

 

SINAIS UTILIZADOS NA ESTRADA


Dicas do site www.motoseguranca.com.br

 

Mudança Coroa e Pinhão

 

Pinhão, Corrente e Coroa (Relação)

Conjunto coroa e pinhao trabalhe "forcado". Troque o conjunto todo se preferir compre da marca Rifell (fabricada no SUL do pais)em primeiro lugar e em segundo VAZ pois a VAZ andou avacalhando com a qualidade de seus produtos o que faz durar bem menos.
- Utilize a corrente DID Daido ou Regina que sao as melhores do mercado.

Não custa nada lembrar: Limpar a corrente pelo menos uma vez pela semana (aquele sábado de manhã, cedinho, antes de sair pra dar o rolê ou então naquela horinha reservada pra lavar a moto). Uma escova de dente, alguma chave (pra abrir a tampa do pinhão, varia de moto pra moto) e querosene. Abra a tampa do pinhão e com a ajuda do querosene e da escova de dente REMOVA TODA A SUJEIRA ou seja lá o que tiver no pinhão, corrente e coroa. Aproveite e avalie o estado do jogo. Caso algum componente esteja danificado, remova o conjunto inteiro.

1)Lave a corrente com querozene e pincel.

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!

2)Os melhores lubrificantes para correntes são os sintéticos, Motul chain lube, Bel Ray chain lube e Motorex. Eles tem ótimo custo benefício, reduzem o atrito, evitam umidade, não lambrecam a roda, são fáceis de ser usado e podem estar sempre com você nas viagens.

Lubrificando:

Varia de gosto a gosto, mas no mínimo lubrifique com óleo SAE 80 ou 90. Quem tiver grana pra comprar aquela graxinha amarela da VAZ ou graxa náutica, tudo bem, melhor ainda

O melhor é o SAE 90 mesmo... graxa é graxa e óleo é óleo (que profundo...)
As graxas são feitas com sabáo de lítio, sabão de cálcio ou sabão de molibdênio, servem para rolamentos, e outras coisas com folgas relativamente grandes...
Não devem ser usadas em correntes, por causa dos anéis O'rings existentes nelas... (a não ser aquelas correntes marca AITO - que não tem O'rings e são iguais as de bicicleta...)
O óleo 90 penetra melhor no interior dos Anéis, lubrificando o eixo existente nas correntes...
Que vai lambuzar a roda, vai, mas fazer o quê, é o melhor lubrificante (fora esses importados cheio de firula, claro...)

Pra saber quando trocar a relação vc deve cuidar o desgaste, geralmente na coroa dá pra ver melhor. Quando os dentes estiverem gastos, num formato de ondas ou muito pontiagudos.

Se não da mais pra esticar a corrente, a coroa e o pinhão ja devem estar com os dentes sem uniformidade.
Aconselho a trocar, pois uma relação ruim, pode lhe causar um tombo violento

Mudança da Relação:

Por exemplo: Se o Pinhão for 14 e a coroa 42 (42/14=3)
temos uma relação 3:1. (3 voltas do pinhão para cada volta da coroa)

Isso significa que aumentar 1 dente no pinhão é o mesmo que diminuir 3 dentes na coroa, e ficaria com a relação 2,8:1.

Agora, se vc diminuir a coroa em 2 dentes, terá uma relação pouco menos longa, 2,86:1.

E assim por diante. Com essa relação dá pra ter uma idéia do quanto se ganharia de velocidade final com uma relação mais longa (desde que o motor tenha força para manter o giro).
Se vc baixar uma relação 3:1 para uma relação 2,7:1, ganhará 10% em velocidade final. Se era de 140Km/h, passará à 154Km/h, no mesmo RPM do motor.

Importante: verifique se o motor tem uma folga na potência para diminuir essa relação, senão a moto fica com a relação mais pesada, e fica pedindo marcha quando se pega uma subida ou se anda com garupa

Dicas Site: www.morcegosdoasfalto.hpg.ig.com.br

Capacete

 

Escolhendo e ajustando o capacete:
Você pode ter um capacete aberto para dar aquela voltinha na praia e atender a lei, mas na hora de pegar a estrada, escolha um capacete integral.
Alguns capacetes abertos, muito usados por proprietários de Cruisers, não têm o selo do INMETRO, portanto, dependendo do guarda de trânsito, podem virar um problema.
Na escolha de um capacete, dê preferencia em primeiro lugar pelo material de fabricação, Kevlar e Plástico Injetado, são mais resistentes que Fibra de Vidro. Leve também em conta o Fabricante, boas marcas devem ter preferência.
Muito importante também é o tamanho do capacete. Capacetes com o mesmo número têm as formas diferentes e podem não vestir tão bem.
Capacetes largos podem tender a sair da cabeça em velocidade e colocar a sua segurança em risco.
Capacetes apertados, com o tempo vão causar dores que podem impossibilitar o usuário de seguir viagem.
Via de regra, o capacete deve entrar justo mas sem apertar demais. As partes de espuma vão ceder com o tempo e se ajustar ao seu rosto e cabeça, mas as partes em Isopor merecem cuidados especiais.
Se seu capacete está machucando na testa, localize a posição e pressione fortemente com o polegar a fim de "amassar" um pouco o Isopor, afrouxando a pressão em sua testa, uma colher pode ajudar também. No caso de estar machucando na orelha, retire a forração até expor o Isopor, com a ajuda de uma faca ou canivete, aumente a área destinada a orelha, dos dois lados, e recoloque a forração. As orelhas devem ficar livres de qualquer pressão sob o risco de dor intensa após algum tempo de uso do capacete.
Para uso do capacete por tempo prolongado, aconselho o uso de uma bandana por baixo, isto evitará que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável. Alguns aconselham molhar a bandana nos dias de calor intenso, mas não havendo opção de secar o capacete após o uso, como deixá-lo ao sol, eu particularmente desaconselho esta prática.
Viseiras: As viseiras devem ser mantidas limpas e sem arranhões. Você pode sair a noite com sua viseira e descobrir perigosamente que não consegue enxergar nada quando cruza com a luz de um carro em sentido contrário. A viseira um pouco arranhada que você acha que dá para usar durante o dia pode tirar sua visão e causar um acidente a noite.
Para a maioria dos motociclistas, estas dicas não são novidades, mas podem ajudar quem está começando a se aventurar pelas estradas. Deixamos claro que estes são apenas conselhos baseados nas experiências de motociclistas experientes e colaboradores. Não podemos nos responsabilizar por qualquer incidente que venha a acontecer durante uma viagem. No mais pense primeiro na sua segurança e boa viagem

CAPACETES
A escolha de um capacete não deve se ater tão sómente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a sua moto. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra apesar de que para todos o estilo conta muito!

CAPACETE ABERTO: O uso na cidade da moto é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados" em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial "exigente".

CAPACETE FECHADO: O uso na estrada da moto sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?

Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e messa sua cabeça envolvendo a cabeça da testa até a nuca isso facilitará saber seu tamanho. Muitos capacetes importados vem com essa medida em polegadas para você converter centímetros em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701 e se você tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em centímetros multiplique por 2,54;
Justo nas laterias (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é suas bochechas ficarem apertadas o capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça senão você não aguenta meia hora!;
Quexeira (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo; OBS: para vereficar se o capacete está justo ou não peça para que alguém empurre-o pela quexeira, o capacete não pode tocar seu queixo se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor pois em um impacto no chão seu capacete poderá fraturar seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado proteger o rosto e o maxilar do piloto contra choques;
Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;
Altura do capacete é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical.
Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado mesmo que sua moto seja uma custom, lembre sempre, a segurança deve estar acima das preocupações estéticas.

 

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Pneus

 

Desgaste excessivo dos pneus
Desgaste excessivo ou desgaste irregular é um problema relativamente comum em motocicletas.Na maioria dos casos isto é resultado da falta de calibragem dos pneus.
Via de regra, pneus com a pressão acima do recomendado apresentam desgaste no centro da banda de rodagem. Pneus com calibragem abaixo do recomendado apresentam desgaste nas bordas. Em ambos os casos o equilíbrio e estabilidade da motocicleta estão comprometidos, portanto fica claro que sem contar o custo inerente a redução da vida útil do pneu, CALIBRAGEM TAMBÉM É UM ITEM DE SEGURANÇA.
O desgaste excessivo / irregular pode também ser resultado do estado e uso da motocicleta bem como estilo de pilotagem. Veja abaixo alguns itens relevantes:
Pilotagem agressiva (curvas no limite, frenagens fortes), desgasta excessivamente os pneus.
Motos com maior incidência de uso em trechos retos (estradas por exemplo), tendem a apresentar desgaste no centro do pneu, criando o chamado "pneu quadrado".
Alinhamento do quadro – pode ocorrer em motos que já sofreram acidentes.
Peso mal distribuído – como por exemplo uma caixa de ferramentas em um só alforje.

Regulagem dos amortecedores – muitos amortecedores possuem regulagens nas molas e por pressão. Em ambos os casos os dois lados da moto devem ter o mesmo ajuste.
Uso excessivo ou desbalanceado dos freios.
Quanto maior a potência da moto, maior o desgaste do pneu traseiro devido a tendência de "borrachar" nas arrancadas. Trails grandes também apresentam esta característica.
O estado das rodovias pode contribuir para o desgaste irregular e causar danos.
Fazer "RODINHA" não só causa desgaste no pneu traseiro, como pode causar danos no motor de sua moto, que não foi projetado para manter o alto giro e torque sem refrigeração, deixe isto para os profissionais.

CALIBRAGEM DOS PNEUS: Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente). OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantem mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.
TROCA DOS PNEUS: Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais aguentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não hesite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.

 

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Bolha

 

O modelo pequeno, provavelmente vc vai enxergar por cima do parabrisa... ele vai servir mais para desviar o vento... na minha moto coloquei um fumê por ela ser preta/marron... combinou muito bem... : a inclinação do pára-brisa deve ser mais ou menos iguais a das bengalas, senão, a moto de perfil vai ficar ridícula.
Para regulá-lo, coloque na inclinação da bengala, e ande a uns 100 km/h, e verifique com a mão (dá pra sentir o vento) a trajetória que o vento está fazendo... caso esteja atinjindo em cheio a cabeça, é só incliná-lo levemente para frente, fazendo um ajuste fino...

Ctristal não pense duas vezes, o fume atrapalha o campo de visão,.
Há compre um de boa procedencia, já escutei relados de que em queda os parabrisas machucaram mais que o asfalto, eu recomendo Give, mesmo sendo um abusurdo de caro.
Quando cai da Shadow o Give não fez uma lasca com ponta.

 

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Você não sabe qual o tamanho de seu capacete?

Se você não sabe qual o tamanho de seu capacete, não tem problema.

Basta seguir as instruções abaixo:

1. Com uma fita métrica meça a maior circunferência de sua cabeça.

2. O valor em centímetros deve ser arredondado para cima, buscando o valor mais próximo dentre os modelo disponíveis.

3. Exemplo:

55 cm = Tamanho 56

60,7 cm = Tamanho 62

 
 
 

 

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