O MOMENTO DA BOBEIRA
Parece incrível, mas é verídico: boa parte
dos acidentes de moto acontecem a menos de 10 minutos de distância
do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações
na pilotagem. Em parte, isso se explica pela excitação
no momento da partida ou um certo relaxamento já próximo
ao destino. Portanto, dentro de um território conhecido.
Uma das melhores maneiras de se concentrar é estar plenamente
ciente de que a viagem realmente já começou. Mesmo
que as ruas e avenidas ainda lhe sejam familiares, imagine-as
como se fossem de uma localidade distante observando toda a movimentação
à sua volta constantemente. Dê atenção
especial aos cruzamentos e semáforos.
Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução
devem ser esquecidos durante a pilotagem. ”Desligue-se"
desses pensamentos, concentre-se no caminho que terá pela
frente. Aproveite que você está fazendo o que gosta
e esqueça dos problemas.
Se for necessário, leve mapas ou cópias de guias
rodoviários com indicações de entroncamentos
rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas.
Procure decora-los. Mas se precisar consulta-los durante a viagem,
lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, postos de
gasolina ou da polícia rodoviária são locais
apropriados para essas paradas e os funcionários poderão
ajudar com informações.
Nos primeiros quilômetros, procure sentir as reações
da moto em frenagens, curvas, acelerações, verificando
se tudo funciona corretamente. Confira se a bagagem está
bem acomodada e segura. Se alguma anormalidade for notada, corrija
antes de iniciar realmente a viagem. Não se arrisque a
problemas na estrada.
As massas utilizadas nas extremidades do guidão, servem
para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações
e vibrações do guidão, beneficiando inclusive
a maneabilidade da motocicleta.
A velocidade de cruzeiro ideal de uma motocicleta é entre
50 e 75% da sua velocidade real máxima.
Motos esportivas foram feitas para andar rápido e é
assim que os motoristas da estrada esperam que você reaja.
Então não ande em velocidade muito baixa, caso contrário
terá muitos sustos e surpresas com os carros. mas também
não exagere, mantenha a velocidade compatível com
seu conhecimento e experiência, procurando manter total
segurança. Segurança sempre em primeiro lugar.
Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado,
para não atrapalhar a visão dos outros veículos.
Se for andar muito rápido, ligue o farol alto. Como a motocicleta
é um veículo pequeno, isso ajudará os outros
veículos a lhe notar no trânsito, aumentando a sua
segurança.
Início da chuva é uma das horas de maior acidentes,
pois a quantidade de água ainda não foi suficiente
para lavar a pista, e ao se misturar com resíduos de óleo
e poeira forma-se uma " borra" muito escorregadia. NÃO
FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só com o freio
dianteiro se estiver em piso escorregadio.
Em caso de pista molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus
dos carros. Nestas marcas a quantidade de água no asfalto
é menor e a aderência do pneu melhora.
Na chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo,
ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco,
compensando a inclinação da moto.
Na chuva, cuidado com poças de água. Podem esconder
buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.
Quando o trânsito estiver parado, preste atenção
nos pedestres que atravessam a pista fora da faixa de segurança.
Cuidado com a sujeira que se forma na margem da estrada. Pode-se
escorregar ou levar pedrada de um veículo à sua
frente que passa em cima da sujeira. Mantenha distância
deles se estiver próximo à margem.
Em congestionamento, é essencial para sua segurança
manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo
a 20 Km/h, pois com esta velocidade é possível ter
reflexos mais rápidos para quaisquer imprevisto que possam
surgir. No trânsito sobrecarregado redobre a atenção
e diminua a velocidade, pois os automóveis podem mudar
de faixa sem prévia sinalização.
A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca
deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar
ao seu destino, mantendo sua postura e memorizando o trajeto a
seguir.
Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já
sabe pilotar muito bem. Um pouco de medo sempre ajuda muito.
Sempre permaneça em local visível aos motoristas.
Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do automóvel
a sua frente é ideal.
Ao trafegar por vias onde os veículos estão estacionados
ou ônibus parados no ponto, diminua a velocidade prestando
muita atenção pois pedestres podem aparecer inesperadamente
para atravessar a rua.
Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo
se você estiver 101% com a razão. Já aconteceu
de amigos pararem o outro veículo para reclamar da forma
de dirigir perigosa do motorista e ele saiu do carro com arma
na mão.
O capacete é um equipamento necessário e muito importante
para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe
de prendê-lo. E capacete aberto é só pra praia,
andando a menos de 60 km/h.
A motocicleta sempre deve estar em boas condições
para trafegar, para sua própria segurança: parte
elétrica, mecânica e PNEUS sempre em ordem. Faça
uma inspeção periódica toda vez que for sair
com sua motocicleta (óleo, calibragem, lubrificação
da corrente, etc.
Quando for sair de moto tenha responsabilidade e se for levar
alguém em sua garupa tenha o dobro de atenção,
pois a vida da outra pessoa está em suas mãos !
Ao se deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas)
em alta velocidade, procure frear até próximo do
mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios soltos,
deixando para frear após o obstáculo. O impacto
do obstáculo com as rodas presas é maior.
Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos
grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma leve buzinadinha.
Quando cruzar com outros grupos ou colegas de estrada, cumprimente
!
BOA VIAGEM !
Julie
Fonte: Site Moto Esporte